Neuropsicanálise

Sigmund Freud
O cérebro é o dispositivo mais complicado que existe no universo, aprendemos mais sobre ele nos últimos cinco anos do que nos últimos cinco mil anos.
O campo da neuropsicanálise explora os fundamentos neurobiológicos de como agimos, pensamos e sentimos. Enquanto a neurociência mapeia o cérebro, de moléculas a redes, um terreno comum emergiu entre campos que foram separados por muito tempo. Agora, com os avanços da tecnologia que nos dão uma visão de um cérebro ativo, podemos vincular processos cerebrais a conceitos psicanalíticos – ideias que enfatizam as camadas inconscientes profundas da mente, o papel central das emoções e das relações interpessoais na vida mental, e importância da fantasia e representações mentais. A neurociência está expandindo rapidamente nossa compreensão dos circuitos neurais envolvidos com processos conscientes e inconscientes, motivação, emoção, autorregulação, memória, relações interpessoais e muito mais. À medida que trazemos esses domínios juntos.
Como ponto de contato entre disciplinas amplas, a neuropsicanálise assume muitos tópicos e disciplinas. A construção de teorias integra os achados e modelos da neurociência com os construtos psicanalíticos, a fim de avançar para uma compreensão mais completa do aparato mental.
Texto:
Dr. A. Inácio José do Vale
Psicanalista Clínico, PhD
Membro da Sociedade Brasileira de Psicanálise Contemporânea/RJ.
Psicanálise
A psicanálise é um tipo de psicoterapia, desenvolvida pelo famoso médico neurologista Sigmund Freud, que serve para ajudar as pessoas a entenderem melhor seus sentimentos e emoções, assim como ajudar na identificação de como o inconsciente influencia os pensamentos e ações no dia-a-dia.
A teoria da psicanálise busca entender o funcionamento da mente humana e parte do princípio de que os processos psíquicos são, em boa parte, inconscientes. Ou seja, para a psicanálise, nós não temos consciência de vários fatores que definem nossas emoções e comportamentos.
Esta teoria serve como uma abordagem para o tratamento de uma série de transtornos que causam sofrimento emocional como fobias, compulsões e angústias.